Tempo de Acolher
O mês de fevereiro é inteiramente dedicado a acolher as crianças e as famílias que chegam depois de um longo período de férias. Todas elas precisam de tempo para se familiarizar com o novo ambiente, o ritmo, a alimentação.
Para os novatos é preciso muita paciência e confiança das famílias para entender que aos poucos o ritmo vai chegando, as crianças vão estabelecendo vínculo afetivo com o novo adulto desconhecido. Depois de uns dias já conseguem deixar um pouquinho a mãe ou o pai para brincarem mais afastados. Mas logo voltam, se certificam de que estão seguros e novamente partem para mais uma empreitada, desta vez uma pouco mais longe, até arriscam uma troca de olhares com a professora. E assim, sucessivamente, vão se arriscando mais e mais e ganhando confiança.
Socialização ainda não é o que as crianças de maternal buscam. Elas estão totalmente centradas em si mesmas, não sabem dividir, não sabem como brincar juntas, não compreendem os limites e os perigos. Precisam de muita atenção, carinho e apoio para dar esse passo tão novo.
Para as famílias a recomendação é de não fazer nenhum tipo de mudança nesse período, nem desmame, nem desfralde, nem tirar chupeta. Um passo de cada vez, com tranquilidade, sem ansiedades. Coragem e confiança são palavras de ouro para esse momento!
Daqui a pouco os pequenos estarão brincando seguros e alegres, cantando as cantigas, correndo por toda parte.
Enquanto ficam na Escola, as mães e pais trabalham, fazem brinquedos para as salas. Assim ficam perto, mas oferecendo uma presença ativa. Lindos ficam os trabalhos feitos com amor!


