Sobre Colmeia Jardim Escola

A ESCOLA

A COLMEIA é uma escola de educação infantil que trabalha com a Pedagogia Waldorf

Nossa escola começou a ser pensada em meados de 2017 quando um grupo de alunos da Formação em Pedagogia Waldorf juntamente com uma das coordenadoras do curso, demonstraram a vontade de fundar uma nova escola Waldorf em Juiz de Fora.

Esse impulso veio por entendermos que a cidade precisava de mais um espaço para acolher a demanda local, além de colocar em prática todo o estudo teórico vivido durante os 4 anos da formação. Logo no início de 2018 começamos a nos encontrar para estudar e planejar. Como vimos rapidamente, nossa intuição estava certa, pois em pouco tempo já estávamos com uma casa alugada e iniciando uma atividade de recreação enquanto os trâmites legais corriam junto à secretaria de educação.

Em 2019 demos início ao nosso primeiro ano letivo com 3 turmas de maternal e 1 turma de jardim num total de 28 crianças!!!

Logo uma comunidade de famílias começou a se formar e estamos terminando o ano de 2019 com um projeto maravilhoso de fundação do Ensino Fundamental para 2022!

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” (Paulo Freire)

A ESCOLA

Nossa escola funciona em dois turnos, matutino e vespertino. A manhã começa às 8h e termina às 12h. A tarde começa às 13h e vai até às 17h.
Clique aqui para ver dúvidas frequentes.

As turmas de maternal acolhem crianças de 2 e 3 anos. As turmas do jardim acolhem crianças de 4 e 5 anos. Os maternais contam com a professora e uma auxiliar e cada turma tem de 8 a 10 crianças dependendo da constelação que se forma a cada ano. No jardim, com mais autonomia dos pequenos, as salas podem acolher um grupo de até 15 crianças.
Clique aqui para saber um pouco sobre alimentação na escola.

Essa forma de composição das turmas tem como proposta a possibilidade das crianças conviverem entre si com idades diferentes, como em uma casa com irmãos e primos. Este aprendizado entre os pequenos é muito salutar e desenvolve neles um espírito de colaboração e admiração.
Clique aqui para saber um pouco sobre a importância da educação infantil.

A Colmeia Jardim e Escola é mantida, juridicamente, por uma associação sem fins lucrativos, a Associação Pedagógica Colmeia. A Pedagogia Waldorf tem na educação uma semente para a formação de uma sociedade fraterna e participativa e as escolas refletem esse impulso em sua organização social. Não tem como finalidade o lucro e sim a educação como formação individual e social. Para isso a associação se compõe de professores, familiares e amigos da pedagogia.

A participação das famílias é efetiva e se dá através de comissões de trabalho juntamente com o colegiado. É o que nós consideramos como o tripé de sustentação de uma escola Waldorf: professores, associação mantenedora e famílias.

"Nossa tarefa é educar seres humanos que possam ser livres e capazes de dar propósito e sentido às suas vidas." (Rudolf Steiner)