Pedagogia

A PEDAGOGIA WALDORF

A Pedagogia Waldorf surgiu em 1919 quando o Sr. Emil Molt, dono de uma fábrica de cigarros, a Waldorf Astória, pediu ao Sr. Rudolf Steiner que pensasse uma escola para seus funcionários e que esta proposta contemplasse um pensar livre. Logo os funcionários sugeriram que esta escola deveria ser para seus filhos, pois educando as crianças, a possibilidade de se formar uma sociedade mais fraterna era maior.


Nessa época, Steiner já dava muitas palestras propondo um novo olhar para o homem e a sociedade: a Antroposofia! Várias pessoas se aproximavam dele com perguntas e dispostos a colaborar. Iniciativas surgiram nos âmbitos da Medicina, Arquitetura, Agricultura, Artes e Educação.


A Pedagogia Waldorf nasceu, então, carregando como tarefa principal o olhar para o ser humano do ponto de vista antroposófico. Ou seja, o ser humano integral, portador de corpo, alma e espírito.


Com base nesse conhecimento profundo do desenvolvimento humano, todo o currículo e atividades foram pensados de forma a servirem de base harmônica para um desabrochar saudável das potencialidades de cada indivíduo.


A Pedagogia Waldorf busca a formação de pessoas ativas, que possam caminhar no mundo de forma livre, responsável e fraterna. O percurso é longo e cuidadoso. Cada fase do desenvolvimento necessita de atenção especial. Assim, a educação contempla 3 fases importantes que denominamos de setênios.


O primeiro setênio, de 0 a 7 anos. Nesta fase a ênfase está na formação sadia do corpo. Proporcionar às crianças um ambiente no qual elas possam se movimentar em liberdade, brincar de forma espontânea, experimentar seus sentidos com qualidade de impressões. Isso quer dizer que o ambiente é suave, rico em texturas naturais, sem sons ou imagens agressivas ou super estimulantes. O Mundo é Bom!


O segundo setênio vai de 7 a 14 anos. Nesta fase o cuidado está em proporcionar um desenvolvimento sadio no âmbito dos sentimentos, primando pela qualidade das imagens oferecidas para que o pensamento em formação seja rico e plástico. Nesse período as crianças estão no ensino fundamental e todo o currículo apresentado vem carregado de belas imagens e permeado de ações humanas. O Mundo é Belo!


O terceiro setênio, de 14 a 21. Aqui o jovem está construindo seu próprio pensar já tendo tido uma boa base física e emocional. Conceitos abstratos, juízos de valores, pensamentos críticos se desenvolvem livres de dogmas e ancorados em experiências próprias. O Mundo é Verdadeiro!


"(...)saber que tudo o que é feito perto da criança transforma-se, a partir de seu organismo, em espírito, alma e corpo. A saúde da vida inteira de um ser humano depende de como, em sua infância, nos comportamos perto dela." (Rudolf Steiner)