Pedagogia

DÚVIDAS FREQUENTES

Onde a escola fica?

A escola fica no bairro Granbery, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Um bairro residencial, com muitas casas históricas e bem central. Inclusive a casa que abriga a escola é uma casa linda, tombada pelo patrimônio histórico. Especificamente na Rua Antônio Dias Tostes, 310 - Bairro Granbery. Juiz de Fora - MG.


_______


Quais são os horários da escola?

Nossa escola funciona em dois turnos, matutino e vespertino.

A manhã começa às 8h e termina às 12h. A tarde começa às 13h e vai até às 17h.


_______


É a partir de que idade e vai até qual idade?

As turmas de maternal acolhem crianças de 2 (dois anos completos) e 3 anos. As turmas do jardim acolhem crianças de 4 e 5 anos. 


_______


Tem período integral?

Não!  Nossa escola funciona em dois turnos, matutino e vespertino. A manhã começa às 8h e termina às 12h. A tarde começa às 13h e vai até às 17h.


_______


Como é a alimentação?

Damos muita importância a alimentação. Muitas frutas, legumes, grãos integrais e nenhum açúcar. Você pode ler mais sobre a alimentação aqui!


_______


Cada criança leva seu lanche ou é da escola?

O lanche é feito junto com as crianças, a cada dia. Entretanto, são as famílias que fazem a feira em rodízio e deixam na escola no início da semana. As crianças aprendem a comer e a provar ajudando no preparo, vendo o colega comer, sendo incentivadas pela professora. Por isso  o lanche é o mesmo para todos.


_______


São quantos alunos por turma?

Os maternais contam com a professora e uma auxiliar e cada turma tem de 8 a 10 crianças dependendo da constelação que se forma a cada ano. No jardim, com mais autonomia dos pequenos, as salas podem acolher um grupo de até 15 crianças.


_______


As crianças assistem televisão e tem contato com tablets?

Não. Acreditamos e valorizamos o brincar da criança em movimento, em contato com a natureza.

Você pode ler mais sobre nossa visão desenvolvimento da criança e tecnologias aqui!


_______


Como funciona o Maternal?

O maternal acolhe crianças de 2 e 3 anos num ambiente de muito carinho e tempo para brincar. A alimentação é bem cuidada, assim como o ambiente sonoro e visual, que preza pela suavidade e atenção individualizada.

Você pode ler mais sobre o Maternal aqui!


_______


Como funciona o Jardim?

As crianças do jardim já têm um ritmo um pouco mais marcado incluindo algumas atividades. Elas amam colaborar e inventar brincadeiras. A professora está sempre atenta e cuidando do ambiente para que esteja harmonioso.

Você pode ler mais sobre o Jardim aqui!


_______


As salas e banheiros são adaptados?

Sim. As salas têm segurança, com redes nas janelas, protetores nas tomadas, abertura de porta suficiente para cadeiras de roda. Os banheiros têm vasos infantis, temos banheiro próprio para portadores de necessidades com acesso para cadeirante, alarme de emergência, pia com altura adequada e torneira acessível.


_______


Quantas professoras por turma?

Os maternais contam com a professora e uma auxiliar. Jardim tem uma professora e conta com uma auxiliar geral, mas que não fica em sala (as crianças maiores já têm mais autonomia, já estão desfraldadas, já se alimentam sozinhas).


_______


Os mais velhos brincam com os mais novos?

Os pátios são separados. As brincadeiras são diferentes e os pequenos precisam ser mais acolhidos. Às vezes uma criança é convidada para brincar no pátio vizinho por um tempo, mas no geral, brincam separados.


_______


Os parquinhos são separados mais velhos de mais novos?

Sim. São separados, com brinquedos adequados a cada faixa etária.


_______


Eles tomam sol?

Sim, nosso pátio é ensolarado! O sol é muito importante para o crescimento da criança. Temos também uma parte coberta para dias de chuva e para sombra.


_______


Eles brincam na terra, na chuva e pulam em poças de água?

Claro que sim!!! Brincam muito na terra! Pulam em poça d’água, tomam banho de mangueira e, em dias de chuva, colocam suas capinhas e experimentam um gostoso passeio na chuva. Mas tudo com cuidado e atenção. Nos dias de chuva nos preocupamos em manter o calor no corpinho da criança e depois da farra ficam bem sequinhas e aquecidas. Você pode ler mais sobre nossa visão do brincar aqui!


_______


Eles têm dever de casa?

Não!! Em casa eles vão comer, dormir, tomar banho, e brincar mais um pouquinho. Acreditamos que as crianças precisam de tempo, muito tempo para brincar e se desenvolver. E de liberdade, muita liberdade para criar e inventar. Não aconselhamos nem atividades extras como natação, musicalização, dança, etc. não na primeira infância.


_______


Vocês alfabetizam?

A alfabetização intelectualizada não acontece no jardim Waldorf, acontece no Fundamental quando a criança entrar no Primeiro Ano. Mas a leitura de mundo é construída sempre, em todos os momentos. A criança aprende brincando e experimentando. Ela compreende muito melhor a noção de tamanho quando guarda o brinquedo numa cesta e vê se cabe ou não do que quando faz uma atividade abstrata numa folha de papel.

O letramento, em si, para que aconteça de forma a incentivar o amor pelo aprendizado, necessita de maturidade motora, afetiva e cognitiva. Antes disso o trabalho é para que cheguem capazes nessa nova fase de vida tão importante!


_______


O que é Pedagogia Waldorf?

É uma pedagogia que tem como base a antroposofia, uma visão de ser humano e seu desenvolvimento que fundamenta todo o currículo formando a base de um trabalho vivo e plástico. A pedagogia waldorf trabalha com as crianças e jovens a partir do fazer. Você pode ler um pouco mais sobre o que é a Pedagogia Waldorf aqui!


_______


O cardápio da escola é vegano/vegetariano?

Cada escola tem liberdade para organizar o seu cardápio e alimentação em geral. Na Colmeia, optamos por um cardápio vegetariano, e seguimos o princípio dos 7 cereais e seus dias da semana. Quando tem alguma criança vegana na turma, o cardápio da sala é adaptado, apesar de poucos alimentos oferecidos terem proteína animal. Somente manteiga, queijo minas e pão de queijo. Você pode ler mais sobre a alimentação aqui!


_______


Como vocês lidam com as diferenças de religião?

As escolas waldorf são escolas livres, que não têm nenhum tipo de confissão religiosa. Entretanto, é uma escola cristã, e seguimos o calendário das festas cristãs. Mas não trabalhamos com dogmas religiosos e respeitamos todas as crenças. Na educação infantil a religiosidade é inserida na vida diária da escola através da veneração pela natureza, no cuidado com o ambiente, no agradecimento pelo alimento, na cooperação entre os adultos que ali trabalham, enfim, no dia a dia.


_______


É uma escola realmente inclusiva?

A inclusão é uma construção social e diária. Segundo Steiner, a inclusão deve se dar em torno da criança que necessita de cuidados especiais, ela é quem traz para a sala a forma de trabalho do professor, as outras crianças formam o social que acolhe. Se pensarmos dessa forma, a palavra inclusão não faz sentido.

Na colmeia trabalhamos e estudamos bastante para que este caminho seja real, seja abraçado por todos que ali se encontram. Não é fácil porque ainda possuímos uma alma muito individualista e é difícil nos abrirmos para as diferenças, pois isto requer abrir mão do conforto, do conhecido do que consideramos o melhor para todos, requer mudança de paradigmas.

As crianças chamadas inclusivas são acessadas em outro nível de alma, de cognição e de percepção, e isto exige um desenvolvimento grande do professor.  Estamos buscando, sempre!


_______


Os brinquedos e parque são adaptados para deficientes?

Temos brinquedos adaptados para cadeirantes, temos acessos com rampas em toda a escola, o chão é nivelado, e agora estamos cuidando das cores. Colocando mais cores para baixa visão e mais sons em alguns pontos também. É uma construção diária!