Imagem capa - ÉPOCAS DO ANO por Colmeia Jardim Escola
Pedagogia Waldorf

ÉPOCAS DO ANO

Épocas do ano! Como assim? Já falamos um pouquinho sobre o ritmo no texto do PRIMEIRO SETÊNIO, como a criança se insere no ritmo da natureza, e como a escola enfatiza isso no trabalho diário. Falamos dos grandes ritmos e dos pequenos ritmos.

Hoje vamos conversar um pouquinho mais sobre os grandes ritmos da natureza e da importância de ajudar a criança a se conectar com eles.






Nossa Terra é um organismo vivo, e assim sendo ela “respira”. Nós, quando respiramos temos dois momentos, o de expansão quando inspiramos o ar e o de contração quando o soltamos. A Terra também tem estes dois movimentos, o de contração e o de expansão.


No inverno ela se contrai e todas as suas forças estão concentradas no interior. A luz do sol é mais fraca, os dias são mais curtos, e aqui no hemisfério sul é tempo de pouca água, o ar fica mais seco. A maioria das árvores perdem as folhas, o clima fica mais frio e às vezes o vento é cortante. Mas o que isso tem que ver com educação?


Bem, se estamos vivendo neste ambiente, nosso corpo tende a se adaptar a estas mudanças. Sentimos mais fome, pois precisamos de mais energia para manter o corpo aquecido, ficamos mais encolhidos por causa do frio e nos agasalhamos mais. E também temos um poder maior de concentração.


Se nos atentarmos para isso, teremos um ritmo mais adequado na escola que favorece o desenvolvimento dos pequenos nesse envoltório da natureza que nos cerca. A alimentação muda, os caldinhos ganham vez e são muito apreciados, assim como os chás colhidos na horta; o ambiente precisa ser mais caloroso ainda, o cuidado em manter o calor do corpinho precisa ser redobrado.


Mas além destas mudanças físicas, existem as mudanças na predisposição anímica. As Festas do Ano nos ajudam na celebração desta jornada de crescimento interno.


Estamos falando aqui do Outono e do Inverno e neste período celebramos a Páscoa e São João, e temos ainda a Festa da Lanterna e a Festa dos Ventos!





A PÁSCOA

Celebramos a simbologia que esta época nos traz de morte e renascimento, de transformação e superação. Para as crianças muitas histórias e imagens são trazidas para que seus pequenos corações possam vibrar e acolher esses ensinamentos. A borboleta, o coelho, o trigo são elementos que trazem em si estas imagens.


FESTA DA LANTERNA

Essa festa é mais apropriada para o jardim. Fazemos pequenas lanternas e saímos para uma caminhada à noite iluminando nossos caminhos. Se lá fora a luz do sol está mais franca, dentro de nós precisamos mantê-la bem acesa.


SÃO JOÃO

Celebramos o elemento Fogo! João veio abrir caminhos e assim cantamos sua coragem e sua força. Acendemos pequenas fogueiras com as crianças, enfeitamos a escola com bandeirinhas, e juntamos toda a comunidade para uma grande festa!


FESTA DOS VENTOS

Lá pelo mês de agosto o vento se torna mais presente e mesmo não podendo vê-lo, podemos sentir sua atuação. Época dos cataventos que chegam à escola, bolinhas de sabão, pipas, sino dos ventos, cortinas voando, roupas no varal. Muitas vezes reunimos as famílias num dia festivo para brincar com o vento!


Assim, o ano vai correndo e aos poucos o ar começa a se esquentar, as chuvas chegam e verdejam toda parte. Os passarinhos começam a fazer seus ninhos e as flores desabrocham, está chegando a primavera e logo será verão. A Terra se expande, mostra toda beleza que foi preparada com carinho durante o inverno. O sol chega mais perto e ilumina por mais tempo nossos dias.


As crianças logo querem tirar os sapatos! Tempo de hidratar, brincar com água, terra, arrumar os canteiros, colocar as coisas no sol para ganharem um perfume novo. Assim, o ritmo da escola fica mais leve e solar.

Acompanhando esta expansão temos a Festa da Primavera, celebramos Micael, o Advento, São NIcolau e o Natal.





FESTA DA PRIMAVERA

A Festa da Primavera é um convite para toda comunidade se reunir e assim cuidamos dos canteiros da escola, fazemos alguns reparos no pátio e um lanche comunitário no qual as frutas são o prato principal!


MICAEL

Esta é uma celebração bem característica das escolas waldorf. Micael, o arcanjo da coragem nos ajuda em nossas batalhas internas. Nos ajuda a vencer nossos dragões pessoais e também os sociais. Combater o egoísmo, o materialismo, a inveja, a violência e todo tipo de atitude que não nos ajuda no nosso desenvolvimento humano. Para as crianças essa simbologia chega com histórias e cantigas e a celebração é interna, em cada sala, com um lanche especial.


ADVENTO

É a época de espera do que há de vir. Época de Maria! Um preparo interno para receber em nós a luz maior do eu superior. Festejamos o advento do jardim numa celebração bem íntima na qual as famílias das crianças são convidadas para a ocasião.


SÃO NICOLAU

Nicolau foi um bispo muito bondoso que viveu há muitos anos. Em sua época, houve uma guerra terrível e, preocupado com as famílias que não tinham o que comer, preparava cestas e deixava nas janelas das casas. Essa história chegou aos nossos dias e nas escolas waldorf contamos para as crianças essa façanha. Assim, no dia 6 de dezembro, não é que São Nicolau passa pelas salas deixando um saquinho de alimento? Como ele vem do céu, um rastro de estrelas o segue!


O NATAL

Este será celebrado em família!! Na escola fazemos a preparação para este dia tão especial plantando sementinhas que possam brotar em amor!

Todo esse grande ritmo oferecido pelas estações do ano também está nas mesinhas de época das salas. Elementos característicos de cada uma destas vivências são dispostos com cuidado e beleza num cantinho especial.

Assim entramos em consonância com o grande respirar da Terra e nos tornamos mais atentos ao que a natureza nos oferece como presentes e sinais. Nos tornamos mais humanos, na medida que nos tornamos mais naturais!



"Duas graças há no respirar:
Inspirar o ar, e dele se livrar
Inspirar constrange, expirar refresca
Tão maravilhoso foi feito da vida uma mescla
Agradeça a Deus quando Ele te aperta,
E novamente quando Ele te liberta". (Goethe)