Imagem capa - RODAS RÍTMICAS por Colmeia Jardim Escola
Desenvolvimento da criançaPedagogia WaldorfEducação Infantil

RODAS RÍTMICAS

Dentro do ritmo do jardim, existe um espaço para o que chamamos de Roda Rítmica. É um momento no qual a professora convida as crianças para formarem um círculo e ali ela trabalha em forma de poemas, canções, gestos e histórias, a época do ano, marcando o ritmo do mês. Já falamos aqui um pouco dobre os primeiros sete anos da criança.




A roda, ou o círculo, traz uma imagem de grande valor, pois a criança pequena ainda precisa do envoltório maternal e da proteção, e o círculo traz estes elementos. Principalmente durante a adaptação da criança pequena em sua primeira experiência fora de casa, a roda se tornará o seu novo “círculo de amizades”.


 A Roda pode ser encontrada também na vida familiar e não somente no jardim. Durante as refeições, nas reuniões de família. No jardim a roda se forma em vários momentos também, ao cantar, ouvir histórias, na hora do lanche e em outras oportunidades.


Assim cada tipo de círculo ou roda tem seu caráter especial. A roda da refeição tem uma ligação com a nutrição física, com a Terra; a roda das atividades artísticas e de histórias é o círculo da “meditação infantil”. Aqui devemos entender o termo meditação como uma ponte entre o Céu e a Terra. E a roda rítmica traz a criança para uma esfera de harmonia.



A RODA RÍTIMICA


Numa roda trabalhamos vários elementos: movimento, ritmo, forma, imagens, canções, poemas e enredo, rimas, respiração, fantasia e imitação, espacialidade tridimensional, etc. Elas têm uma duração de, no máximo, 20 minutos, pois o poder de concentração dos pequenos ainda é bem limitado (já fizemos um posto aqui sobre a importância do brincar livre também!).


As rodas, bem como outras atividades no jardim de infância, têm a tarefa de acordar, de forma harmoniosa e saudável, a criança do seu mundo de sonho. As crianças são convidadas a participar, e não obrigadas. As rodas fornecem elementos para que este acordar se dê na forma e no tempo mais adequado e que a criança possa encontrar o seu caminho individual para fazê-lo.


As rodas oferecem também a oportunidade para o trabalho social no grupo de crianças da sala. Isto acontece de forma diferente para cada idade. Para os bem pequenos, do maternal, ainda não se pode falar de um social. Eles ainda não têm a possibilidade de pensar no outro.


A roda rítmica, como o nome já diz, está vinculada ao ritmo. É o momento em que trabalhamos com tudo o que a criança tem dentro de si e a ela levamos imagens verdadeiras.


Podemos dizer que se um jardim de infância waldorf tem aula, a Roda Rítmica é A AULA. É um espaço também para a professora observar a criança, sua capacidade de imitação, de absorção das imagens, dos gestos, enfim, de como ela está se desenvolvendo física e animicamente.


Às vezes a professora apresenta a roda feita durante o mês para as famílias, ao final da época (É interessante ler sobre as épocas do ano!). É um momento de muita alegria, desde que as crianças estejam seguras para isso. Mas, com certeza, cada família saberá quais canções estão sendo trabalhadas na roda, pois as crianças levam para casa cada canção e cada fala que ficam bem vivas em seus corações preenchendo-as de alimento rico e poderoso.


                                                   Mesa de Época do Advento

A mesa de época traz elementos relacionados à época que está sendo vivida na sala!