O BRINCAR LIVRE
Muito temos ouvido falar sobre o brincar e sua importância no desenvolvimento infantil, mas a realidade é que ainda existe bastante preconceito ou pouco entendimento do que seja esta atividade!
É bastante comum nos depararmos com essas perguntas:
- “A criança vai para escola só para brincar?”
- “Quais as atividades a escola oferece?”
- “Mas a criança não vai aprender nada?”
A partir daí podemos refletir sobre algumas coisas:
- O QUÊ a criança precisa aprender na primeira infância?
- COMO ela aprende?
- QUANTO TEMPO ela demora para aprender as coisas?
Bem, o que a criança precisa aprender na primeira infância é conhecer o seu corpo, fortalecer seus músculos, desenvolver habilidades motoras, dominar seus movimentos. Quando nasce, a criança tem muitas tarefas motoras para cumprir. Existe uma ordem de aquisição e controle dos movimentos que começa na cabeça e vai até os pés. Essa aquisição e domínio demora, pelo menos 7 anos para se completar (já falamos sobre essa fase de vida aqui!).


Dominar o movimento dos olhos, pescoço, tronco, braços, mãos, pernas e pés até se colocar em posição ereta e conseguir equilíbrio para andar. Quanto aprendizado!! Tudo isso somos nós que ensinamos à criança ou apenas criamos um ambiente propício para que ela aprenda por si só?
Uma vez dominados estes primeiros passos, eles precisam ser fortalecidos e aperfeiçoados. As juntas de pulso, tornozelo e ombros precisam se tornar independentes, andar sem cair, correr, pular com os dois pés e com um pé só, subir e descer, alternar pernas para subir escada, pegar objetos grandes, pequenos, segurar com força, aguentar segurar coisas pesadas, lançar, agarrar, direcionar movimento dos braços e das mãos, agachar, controlar esfíncteres. Trocar roupa, calçar e amarrar sapato, tomar banho, pentear cabelo, escovar dentes. Falar, ouvir, ver e pensar. Estas são algumas habilidades que precisam ser adquiridas na primeira infância!
Estas habilidades serão adquiridas com a criança parada?
Estas habilidades serão adquiridas de forma homogênea por todas as crianças?
O tempo de aprendizagem será igual para todas?
Todas as crianças têm as mesmas características corporais? O mesmo temperamento?
Estas habilidades serão adquiridas da mesma forma que as primeiras, pela própria criança! O que nós precisamos fazer é criar ambiente e tempo para que elas se desenvolvam. E a maneira que isto acontece é exercitando incessantemente, indefinidamente, com as ferramentas que elas têm: o corpo!
Por isso BRINCAR é a forma de aprender da primeira infância. É brincando que ela terá a oportunidade de desenvolver tudo que lhe é necessário para a próxima etapa da vida.

Além de todos os aspectos motores, o brincar possibilita o exercício da cidadania, da cooperação, das regras de convivência, da vontade de conseguir. O movimento cria sinapses e a repetição cria as estruturas. As experiências criam saber. Um saber concreto, corporal, uma inteligência de quem se apropria porque viveu e não porque ouviu dizer ou mandaram fazer.
Brincar com terra, com água, com o vento e com o fogo. Brincar de pular, correr, subir e descer. Brincar de roda, de pique, de casinha. Brincar de barco e feirinha. Andar em cavalo de pau, voar com capas e coroas, lançar avião de papel e bolhas de sabão no ar. Brincar livre, inventar, construir, destruir, experimentar! Erros e acertos têm o mesmo lugar nesse aprendizado. Já falamos um pouco aqui sobre essa relação do brincar com as tecnologias, caso você esteja se perguntando.
É brincando que a criança aprende! Brincando ela organiza espaço interno e externo, coloca pra fora suas angústias, coloca pra dentro suas vivências. É brincando que ela se organiza, significa objetos, relações; quantifica, sequencia, compreende.
Esse vídeo, além de lindo, retrata muito bem o que é a brincadeira para os pequenos e para nós, educadores (professores, pais, todos que têm contato com a criança):
O brincar é LIVRE!!!! Não é pedagogicamente dirigido, não é ludicamente proposto, não tem nenhuma outra intenção de resultados que não seja o brincar!!!