A Escola

ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA

A ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA

A alimentação na Colméia acontece como parte do ritmo diário da criança em sala e comunga com o desenvolvimento sadio e potente dela. Acreditamos na importância dessa nutrição em vários aspectos: a sua origem, como foi preparado e também como foi apresentado esse alimento - seu cheiro, sabor, aspecto

Depois de uma mesa bem preparada pela professora juntamente com as crianças, elas assentam, dão as mãos e cantam uma música de reconhecimento e agradecimento pelo alimento. Uma música leve e significativa que ensina aos pequenos a apreciar não só o que estão comendo, mas apreciar a sua origem e quem o preparou.

Os alimentos que escolhemos em nosso cardápio determinam quanto de energia possuiremos, a quantidade de toxinas de que teremos de nos desvencilhar, bem como a sensação de leveza que produzirá! Nesse sentido balanceamos muito bem as escolhas, pois elas definirão os futuros hábitos alimentares da criança!

O cardápio tem modificações de acordo com as estações do ano. É pensado e informado aos pais, que são responsáveis por sua compra - dividido em rodízios semanais no qual cada semana uma família é responsável por fazer e levar a feira para a escola. O envolvimento das famílias na compra dos itens do cardápio é uma maneira de transmitir valores e um momento de união dessa família na escolha e dedicação com os alimentos que nutrirão toda a turma naquela semana. O cardápio é também orientado de acordo com os dias da semana e suas influências planetárias. São oferecidas frutas diversificadas, preferencialmente orgânicas ou agroecológicas, além dos cereais como arroz, cevadinha, painço, centeio e aveia/granola. Essa alimentação mais natural, integral e orgânica oferece a essência dos nutrientes que construirão a base para  um organismo sadio, logo um aprendizado também sadio. Afinal, o corpo é um só e precisa estar saudável para aprender!

Alimentar é um ato social, todos os hábitos formados nessa primeira fase da infância são geradores e constituintes do ser como um todo, influenciando também em suas emoções e visões de mundo futura.

É muito importante escola e família caminharem juntos nesse trilhar a educação da criança inclusiva na alimentação.

"Não há, basicamente, em nenhum nível, uma outra educação que não seja a auto-educação. [...] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o entorno da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior." (Rudolf Steiner)