A Escola

Quem Somos

FUNDADORAS

Lorena Castro, Adriana Mourão, Lígia Brasileiro e Maristela Fajardo

- 2018-



ADRIANA MOURÃO

Meu encontro com a Pedagogia Waldorf  foi como um reconhecimento, no mundo físico, do que minha alma acreditava desde sempre. Ele se deu, efetivamente, em 1996 quando meu filho mais velho foi para uma escola waldorf. Depois minha filha caçula. E todos os eventos, comissões, estudos que uma escola waldorf propõe para as famílias me absorviam e me encantavam cada vez mais.

Este encontro se confirmou como caminho de vida quando fiz a formação, e em 2001 comecei a atuar como professora em Belo Horizonte no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais, na época a Pólen. Foram 6 anos entre atuação como mãe e professora. Depois vim para Juiz de Fora e logo comecei a atuar na Paineira Escola Waldorf. Por 7 anos participei ativamente desta escola. Lá, junto com mais 3 professoras criamos o Centro de Formação Clarice Lispector, do qual fui coordenadora por 5 anos.

Minha inquietude me move!!!

Daí, percebendo que o caminho da Pedagogia Waldorf em Juiz de Fora precisava crescer, me aliei a três corajosas mulheres, e juntas, fundamos a Colmeia!!

Sou professora do Ensino fundamental. Hoje estou como gestora na Colmeia.



LÍGIA BRASILEIRO

O impulso e desejo de transformação social me acompanha, de forma consciente, desde os meus 14 anos. Ao longo dos anos, conforme a maturidade se aproximava de mim, experimentei trilhar vários caminhos a fim de transformar o que não era belo e nem justo aos olhos de quem tinha energia e vontade de agir.

Movimentos sociais, faculdade de ciências sociais, educação popular, arte-educação, manifestações culturais, agroecologia, sustentabilidade, vida em comunidade e espiritualidade, foram os caminhos percorridos.

Neste caminhar entre trilhas diversas, descobri uma trilha única. Uma trilha que agregava todas as outras, grande o suficiente para os meus sonhos e do tamanho ideal para eu dar conta de abraçar no meu dia a dia: Pedagogia Waldorf.

E foi no meio desse caminho que encontrei Adriana Mourão, Lorena Castro e Maristela Farjado. Juntas demos os primeiros passos para o nascimento da Colmeia, mais uma escola Waldorf que surgiu com esse intuito de transformação que sempre caminha ao meu lado.

Hoje estou como materneira na Colmeia.


PATRÍCIA RODRIGUES

Tenho 33 anos, nasci na cidade do Rio de Janeiro, vim para Juiz de Fora, MG ainda bem pequena. Criada nas Minas Gerais encantada com a arte, a música , tambores de minas e a natureza, plantei dentro de mim a importância do ser artístico para revitalização do corpo e atuação do homem, sem ainda nem mesmo conhecer o que tudo  isso significava.

Foi por meio da Euritmia que me encantei pela Pedagogia Waldorf, convidada por uma amiga a assistir uma apresentação que tinha como intuito arrecadação de fundos para a compra do terreno da sede de uma das escolas waldorf de Juiz de Fora, desde então não parei mais de querer estudá-la. Em 2009 entrei para faculdade de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora onde me formei e em 2010 para o curso de Formação em Pedagogia Waldorf em Nova Friburgo até chegar ao Centro de Formação Clarice Lispector em Juiz de Fora. Caminhei por ateliês de complementações artísticas e Escolas Waldors de Juiz de Fora, Mg e Itaipava, RJ, iniciando como estagiária, passando a auxiliar de classe, professora substituta até assumir meu primeiro maternal como Professora em 2015. Sempre tendo dentro de mim um impulso da semente de uma escola Waldorf encontrei na Colmeia que ainda estava iniciando suas atividades de recreação escolar, um terreno fértil para regar essa semente de educação mais humana.

Já conhecendo o grupo iniciante pela longa caminhada na vida, fui convidada com muito carinho a fazer parte do Corpo Pedagógico. Acredito que Liberdade no pensar, Igualdade jurídico-legal e Fraternidade econômica compõe uma música harmônica firmando a base de uma educação que responde as necessidades atuais e futuras da humanidade, um caminho de amor, de bondade e de verdade que fortalece assim os talentos do nosso Ser Humano.

Hoje estou como materneira na Colmeia


RENATA TRIFILIO

Parece que foi ontem, mas já se passaram 20 anos desde que iniciei meu curso de magistério, quando também comecei a trabalhar na escola em que fiz meu primeiro estágio. Nessa escola, me foi oferecida uma turma assim que conclui meus estudos. Eu era muito jovem, mas já tinha a certeza de que era na Educação o meu lugar, onde me sentia feliz e realizada. Passado algum tempo, percebi que era necessário aprofundar os estudos, então ingressei no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Formada, trabalhei em escolas da rede municipal de ensino, inclusive escolas rurais, onde aprendi muito da profissão. Em 2016 nasce minha filha Helena e opto por me dedicar à maternagem. Durante esse período, li e pesquisei sobre outros modelos de educação, e dentre eles me deparei com a Pedagogia Waldorf e a sua premissa em compreender e respeitar que cada ser é único. Em 2019 iniciei o seminário de Formação Waldorf pelo Centro Clarice Lispector em Juiz de Fora. Ainda nesse ano de tantas alegrias, recebo o convite de uma querida amiga para compor o corpo docente da Escola Colmeia. Com grande alegria aceitei. Hoje sou mãe e professora dessa escola iluminada, pela qual nutro gratidão.

Hoje estou como materneira na Colmeia.


FLÁVIA THOMÉ

Minha caminhada dentro da Educação iniciou-se durante minha primeira formação acadêmica, em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, junto a grupos de pesquisas que desvendavam o universo Escolar e suas vicissitudes. Mais tarde trilhei um caminhar dentro da alimentação, atuando e pesquisando o universo da gastronomia.

Em 2017, com o nascimento da minha filha Cora, me aproximei da Antroposofia e o impulso por voltar a estudar a Educação e novas formas de se pensar a formação do Ser humano, tornaram-se mais latentes. Como fruto iniciei e conclui a Licenciatura em Pedagogia e hoje estou cursando a formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro Clarice Lispector em Juiz de Fora/MG, com especialização em primeiro setênio. Em 2019, fui professora do maternal da Escola Rural Sol Nascente.

Sou mãe da Colméia, acompanhei de perto o nascimento da escola desde os primeiros cursos e recreação; foi com o coração cheio de alegria que recebi o convite para trabalhar na escola Colméia Jardim de infância.

A maternidade me trouxe de volta para o universos da educação e a Pedagogia Waldorf trouxe a coerência e alimento para acontecer o encontro genuíno entre o ser-professora e o ser-criança.

Hoje estou como jardineira na Colmeia.