A Escola

JARDIM

O Jardim de Infância

A Pedagogia Waldorf faz uma divisão bem especial de seriação. Temos o Maternal com crianças de 2 e 3 anos e o Jardim com crianças de 4 e 5 anos. Isto se deve a uma proposta de tentar reproduzir na escola o ambiente familiar. Na família, as crianças convivem com idades diferentes entre irmãos e primos e esta convivência é muito salutar, pois o aprendizado entre eles é muito mais potente.

No Jardim, as crianças começam a ter um tipo de brincar mais elaborado, o movimento ainda é grande, mas começam e “pensar” a brincadeira e encontrar meios para construir o que imaginaram. Seja uma nave espacial, uma feirinha, uma ponte ou o que for. Com este brincar começa também uma socialização, uma parceria e colaboração para execução dos planos.

O ritmo será sempre um fator estruturante e saudável em qualquer sala waldorf! As crianças chegam e a professora as recebe com atenção, a sala está preparada para a atividade do dia, seja ela o brincar dentro, num momento de mais contração; ou as atividades próprias do jardim: desenho, aquarela, trabalho manual, culinária, e as vezes uma boa faxina na sala.

- Desenho

O desenho é feito com giz de cera de abelha, totalmente natural, em forma de bloco. Este formato de bloco facilita a pega da criança que ainda está caminhando para o movimento de pinça com os dedos. O desenho é livre, não tem nenhum tipo de direção. Os desenhos são ótimos indicadores de observação do desenvolvimento da criança. Até os sete anos eles representam seu processo de aquisição da consciência do corpo e do movimento interno do mesmo.

- Aquarela

A aquarela é feita com tinta orgânica e a técnica utilizada é a aquarela aguada. Assim evitamos formas e caracterizações e nos aprofundamos nas qualidades das cores primárias. Cada cor tem sua característica e a criança pode experimentá-la livremente. A atividade também ensina o cuidado com o material: o pincel, o papel, os vidros com água, os potes de tinta. As crianças ajudam no preparo da atividade e na limpeza.

- Trabalho Manual

A importância e valorização do trabalho humano é uma preocupação dentro da pedagogia waldorf e está ancorada no currículo proposto. No jardim as atividades manuais são cardar lã de carneiro, tricô e crochê de dedo. Esta atividade vai ser escolhida pela professora levando em consideração a idade de suas crianças e a constelação da classe.

- Limpeza

Às vezes tira-se o dia para uma boa ordem na “casa”. Lavar e colocar no varal roupinhas das bonecas, arrumar algum brinquedo que precisa de reparo, limpar os gizes de cera, encerar algum carrinho de madeira, enfim. O dia do cuidado com tudo que utilizamos.

Então brincam e antes do lanche fazem a Roda Rítmica. Esta roda é recheada de canções, poemas e gestos que estão relacionados com as estações do ano. Movimentos rápidos e lentos, grandes e pequenos, para cima e para baixo, sempre em círculo, ajudam a criança em sua direção espacial, acuidade auditiva, lateralidade, memória, linguagem, capacidade de imitar. Ela se coloca em si mesma e em relação ao todo. É um lindo momento e que às vezes é apresentado para as famílias ao final da época.

Depois desta atividade começa o preparo para o lanche. Todos ajudam a descascar, cortar legumes, espremer frutar, arrumar a mesa. Então agradecem o alimento recebido e comem com muita alegria!

Hora, então, de ir para o pátio e brincar do lado de fora, expansivo! Nesse momento também ajudam a regar as plantinhas, a cuidar do horta, lavar panelinhas, botas, enfim, o que a professora programar como pequena atividade para o ambiente externo.

Na volta, se aquietam lavando as mãos, trocando de roupa, se necessário, e se preparam para ouvir uma bela história. Os contos de fadas são os mais contados para essa idade. Trazem lindas imagens que vão povoar de beleza a imaginação dos pequenos.

Assim as crianças do jardim vão construindo seu lugar no mundo. Um mundo bom, rico de experiências e beleza!

Para saber sobre alimentação, clique aqui.
Para saber sobre o primeiro setênio da criança, clique aqui.
Para saber sobre a relação com as tecnologias, clique aqui.